Blog

Get To Know More About Us...

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é momento no qual nos encontramos. Assistir à diminuição dos custos por um lado, e ao aumento de capacidade das tecnologias como os smartphones, os tablets e os computadores portáteis, por outro, faz com que uma faixa bastante alargada da população viva “online”. 

A internet faz parte do dia-a-dia na vida das pessoas, sendo o canal de comunicação preferencial e o destino de todas estas e outras tecnologias de onde se conclui que tudo e todos estão interligados.

Image

Mas o que é a indústria 4.0?

Trata-se da combinação de inovações e tecnologias digitais (avanços como robótica e inteligência artificial, sensores sofisticados, etc), capazes de revolucionar a produção industrial.

A indústria 4.0 agrega tecnologias e métodos disruptivos como os que se descrevem a seguir:

  • Big Data – Os sistemas informáticos que existem hoje em dia, os computadores de elevada capacidade e as redes de comunicação abrangentes e de baixo custo, fazem com que seja possível armazenar com rapidez uma grande quantidade de informação, que depois de tratada e analisada em tempo real, facilitará tomar decisões com base nessa informação de valor com mais precisão e confiança. 
  • Advanced Analytics – trata-se de um conjunto de métodos e técnicas avançadas para ajudar na elaboração de previsões com base na informação (Big Data) e efetuar simulações e análise de cenários que permitam antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. As ferramentas de Advanced Analytics colocam o seu foco na previsão de eventos e comportamentos futuros.
  • Cloud Computin– é um sistema informático em que o armazenamento de dados é efetuado em servidores especializados e cujo acesso à informação, serviços e programas é efetuado remotamente via internet. Um computador será no futuro nada mais que um chip com ligação à internet.
  • Internet das coisas(Internet of Things IoT) – Refere-se a todo o tipo de máquinas ou equipamentos disponíveis e permanentemente ligados à internet, que facilitam a interação entre os dispositivos tecnológicos e as pessoas. Através dos seus sensores (temperatura, humidade, presença, etc) permitem a recolha inteligente, troca de dados e informações para posterior análise.

Trata-se da combinação de inovações e tecnologias digitais capazes de revolucionar a produção industrial

A Indústria 4.0 está aqui e compete às empresas analisar as mudanças nos mercados e adaptar as suas estratégias de forma a aproveitar as novas oportunidades. Os gestores devem começar hoje a preparar as suas empresas para esta transformação digital, com os melhores recursos e a estrutura adequada, de forma a dar resposta aos desafios que se aproximam.

Artigos Recentes

white_logo.png

"Uma mente que se abre a uma nova @iDEIA, jamais voltará ao seu tamanho inicial." @Albert Einstein 

Av. Santiago, nº28, Prédio Ordem dos Eng., 5º Direito, Palmarejo, Praia, CV - CIP 587402007E contacto@ideia.cvM +238 356 14 53

Follow Us

Receba a nossa newsletter

Adicione o seu email a nossa lista de contactos e receba as nossas novidades.
Please wait
+238 356 14 53 Av. Santiago nº 28 - Palmarejo - Praia - Cabo Verde