Um dos maiores motivos pelo qual algumas plataformas online não atingem os seus objectivos é a falha em diferenciar as funções entre um webdesigner e um webdeveloper. Neste momento deve estar a perguntar “ Não é a mesma coisa?”, a resposta é NÃO.
MENTES DIFERENTES
Colocando de forma mais simplificada possível, um webdesigner é um “artista” enquanto que um webdeveloper é o “matemático”. Um artista lida com emoções, com o impacto visual, com o conceito por de trás da apresentação visual , enquanto que o matemático preocupa com o que é exacto e quanto “custa” implementar o conceito do artista.
O webdesigner cria o website, mas o webdeveloper também cria o website. Confuso? Lendo de forma literal pode até parecer confuso, mas na essência são duas afirmações completamente diferentes. O design lida com o abstrato e development lida com o lógico.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM WEBDESIGNER
Actualmente o que mais se encontra são equipas de desenvolvimento web sem webdesigners, o resultado desta decisão é claramente visível no produto final: visualmente pobre!
É claro que nada impede um webdeveloper de “aventurar-se” ou até ter qualificações técnicas para trabalhar com webdesign ou vice-versa. Mas deve-se ter sempre em mente que para destacar-se numa das funções há que escolher um dos lados da “força”!
A diferença na forma de “ver o mundo” entre estes dois profissionais é enorme, para descobrir o quão grande é esta diferença apenas peça a um webdeveloper para trabalhar com tipografia, cores e a parte visual de um projecto: provavelmente vai ficar desiludido. Porém, podem ser mestres na arte de fazer as coisas funcionarem de acordo com a visão do designer.

WEBDESIGN E WEBDEVELOPMENT
Na nossa equipa iDE!A, temos ambos os lados da “força” e fazemos questão de salientar a importância dos dois e como devem complementar-se, não impondo limites a criatividade do outro. O resultado é visível, com projectos que tem impacto visual e ao mesmo tempo garantem uma boa performance.
O webdesigner imagina e o webdeveloper implementa!
Trabalhando em equipa, estas duas funções devem complementar-se em criatividade, visão, conceitos e custo, garantindo que o objectivo final do projecto nunca fuja do centro das atenções.
Resumindo, o webdesigner imagina e o webdeveloper implementa!