Conceito é tudo! Criar um logotipo é actualmente uma das tarefas mais solicitadas aos designers. Todos querem um, mas nem todos intendem o processo de criação que é aplicado antes da apresentação um logotipo “apresentável”.
Intro
Primeiramente, perante a requisição de um novo logotipo, o “bom” designer fará um levantamento do “problema” de comunicação do seu cliente e os “requisitos” para conceber um produto de acordo com as exigências do cliente.
Após esta etapa, segue-se a pesquisa (não a cópia!) de conceitos já aplicados no mercado. Esta pesquisa tem como principal objectivo “iluminar” o designer sobre potenciais conceitos por aplicar, os que já estão em uso e principalmente os conceitos a não usar!
Por Onde Começar?
Ao desenvolver um conceito novo, segue-se outras etapas igualmente importantes para a definição do logotipo, conforme a figura:
A criação de um logotipo é uma tarefa que não deve ser analisada de ânimo leve, nem pelo cliente e muito menos pelo designer. O produto final deve representar algo especial tanto para o seu criador como para o cliente, isto é, analisando de um ponto de vista empresarial o logotipo é a primeira impressão para os potenciais clientes, para os futuros colaborados e parceiros.
Os conceitos que representados no logotipo devem ser transcendentes ao tempo e momento actual da empresa.
Criar um logotipo não é somente questão de “criatividade”, também requer conhecimento, disciplina e organização.
Durante a fase de design do nosso logotipo, abordamos cada conceito detalhadamente e criamos uma cultura de trabalho de acordo com os nossos ideais. Acreditamos que o nosso logotipo representa a nossa forma de ver o mundo!