Blog

Get to Know Us...

Já fez o seu backup hoje?

Em 31 de Março de 2011, um grupo de utilizadores do Reddit decidiu criar o Dia Mundial do Backup para aumentar a conscientização dos utilizadores sobre a importância de preservar seus próprios documentos. A ideia de perder arquivos importantes pode parecer uma realidade distante, mas não é bem assim: um em cada dez computadores são infetados por vírus todo mês. Isso pode significar dar adeus aos seus dados mais relevantes.

Não é necessário um erro humano ou falhas de sistema para excluir todos os seus documentos. Roubos e furtos também entram na conta: 113 telemóveis são roubados por minuto em todo o mundo. Então, é melhor pensar duas vezes antes de adiar aquele backup.

Image

Na prática, qualquer cópia de arquivos importantes em um outro dispositivo de armazenamento, como discos rígidos externos, já pode ser considerada como backup, mas mesmo assim é recomendado que utilizemos uma aplicação específica para tal.

O backup garante a integridade das informações, de configurações, bancos de dados e arquivos de utilizadores. A maioria dos utilizadores, entretanto, recorre a serviços de nuvem, como o Dropbox ou Google Drive, ambos disponibilizam uma capacidade de armazenamento gratuita para os internautas.
Transferir seus arquivos para outro computador é outra forma de se resguardar, assim como usar um HD externo.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE NÃO FAZER BACKUP?

As empresas estão sujeitas a vários riscos de perdas de dados. Precisamos ficar atentos as principais causas:

  • Ataques digitais: hackers ou vírus podem apagar informações;
  • Falha humana: utilizadores podem excluir informações por engano;
  • Falha no hardware: equipamentos podem queimar, causando a perda das informações salvas no HD;
  • Desastres naturais: um incêndio, por exemplo, pode danificar os equipamentos e, consequentemente, acarretar perda de dados;


O backup garante a integridade das informações, de configurações, bancos de dados e arquivos de utilizadores, a maioria dos utilizadores, entretanto, recorre a serviços de nuvem, como o Dropbox ou Google Drive.

Embora a tecnologia ofereça inovações constantes, mesmo os computadores mais modernos ainda podem sofrer descargas elétricas ou serem contaminados com vírus capazes de corromper os dados. Muitas vezes esses problemas causam danos às peças ou aos programas instalados, por isso a importância de ter sempre o backup, em dia, de forma a proteger o seu computador.

Artigos Recentes

white_logo.png

"Uma mente que se abre a uma nova @iDEIA, jamais voltará ao seu tamanho inicial." @Albert Einstein 

Av. Santiago, nº28, Prédio Ordem dos Eng., 5º Direito, Palmarejo, Praia, CV - CIP 587402007E contacto@ideia.cvM +238 356 14 53

Follow Us

Receba a nossa newsletter

Adicione o seu email a nossa lista de contactos e receba as nossas novidades.
Please wait
+238 356 14 53 Av. Santiago nº 28 - Palmarejo - Praia - Cabo Verde