A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é momento no qual nos encontramos. Assistir à diminuição dos custos por um lado, e ao aumento de capacidade das tecnologias como os smartphones, os tablets e os computadores portáteis, por outro, faz com que uma faixa bastante alargada da população viva “online”.
A internet faz parte do dia-a-dia na vida das pessoas, sendo o canal de comunicação preferencial e o destino de todas estas e outras tecnologias de onde se conclui que tudo e todos estão interligados.

Mas o que é a indústria 4.0?
Trata-se da combinação de inovações e tecnologias digitais (avanços como robótica e inteligência artificial, sensores sofisticados, etc), capazes de revolucionar a produção industrial.
A indústria 4.0 agrega tecnologias e métodos disruptivos como os que se descrevem a seguir:
- Big Data – Os sistemas informáticos que existem hoje em dia, os computadores de elevada capacidade e as redes de comunicação abrangentes e de baixo custo, fazem com que seja possível armazenar com rapidez uma grande quantidade de informação, que depois de tratada e analisada em tempo real, facilitará tomar decisões com base nessa informação de valor com mais precisão e confiança.
- Advanced Analytics – trata-se de um conjunto de métodos e técnicas avançadas para ajudar na elaboração de previsões com base na informação (Big Data) e efetuar simulações e análise de cenários que permitam antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. As ferramentas de Advanced Analytics colocam o seu foco na previsão de eventos e comportamentos futuros.
- Cloud Computing – é um sistema informático em que o armazenamento de dados é efetuado em servidores especializados e cujo acesso à informação, serviços e programas é efetuado remotamente via internet. Um computador será no futuro nada mais que um chip com ligação à internet.
- Internet das coisas(Internet of Things IoT) – Refere-se a todo o tipo de máquinas ou equipamentos disponíveis e permanentemente ligados à internet, que facilitam a interação entre os dispositivos tecnológicos e as pessoas. Através dos seus sensores (temperatura, humidade, presença, etc) permitem a recolha inteligente, troca de dados e informações para posterior análise.
Trata-se da combinação de inovações e tecnologias digitais capazes de revolucionar a produção industrial
A Indústria 4.0 está aqui e compete às empresas analisar as mudanças nos mercados e adaptar as suas estratégias de forma a aproveitar as novas oportunidades. Os gestores devem começar hoje a preparar as suas empresas para esta transformação digital, com os melhores recursos e a estrutura adequada, de forma a dar resposta aos desafios que se aproximam.
Para mais informações acesse estes links Úteis: