O que é?
A autenticação de dois fatores (2FA) é um recurso oferecido por vários prestadores de serviços online que acrescentam uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação.
A primeira forma – em geral – é o seu password, o segundo fator pode ser qualquer coisa, dependendo do serviço. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. A teoria geral por trás de dois fatores é que para efetuar login, você deve saber e possuir algo além do seu password.

Em quais contas devo ativar a autenticação de dois fatores?
A regra é simples: se o serviço que você usa disponibiliza a ferramenta e essa conta é valiosa parasi, então deve ativar a autenticação dois fatores (2FA). Em poucas palavras, as prioridades devem ser suas contas bancárias online, o seu e-mail pessoal, especialmente se você usa esse e-mail para recuperar senhas de outras contas, suas principais redes sociais e, definitivmente, sua conta do iCloud, se você é utilizador da Apple.
A autenticação de dois fatores não é um método infalível, mas é uma excelente barreira para previnir a intromissão indesejada nas suas contas online.
Em suma, a autenticação de dois fatores pode ajudar a reduzir o risco de exposição se / quando sua senha for roubada ou sua conta de email for comprometida.
Onde posso usar a autenticação de dois fatores?
Você deve usar a autenticação de dois fatores para todos os seguintes itens:
- Acesso a operações bancárias via Internet
- Compras on-line (Amazon, PayPal, Google Play)
- E-mail (Gmail, Microsoft, Yahoo, Outlook)
- Contas de armazenamento na nuvem (Apple, Dropbox, Box)
- Contas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Tumblr, Twitter, snapchat)
- Aplicativos de produtividade (Evernote, Trello)
- Gerenciadores de senhas (LastPass)
- Aplicativos de comunicação (MailChimp, Skype, Slack)
Links Úteis para Autenticação Dois Fatores: